VOCÊ SABE O SEU TIPO SANGUÍNEO?

A tipagem sanguínea é um  é o processo de coleta e análise do sangue do paciente para identificar a qual grupo sanguíneo ele pertence. Cientificamente, até hoje temos conhecimento de  quatro grupos sanguíneos, sendo eles os grupos A,B, AB e O. Esses grupos são conhecidos como sistema ABO e foram descobertos no  início do século XX. A descoberta Karl Landsteiner, resultou no prêmio Nobel de Medicina em 1930, influenciando diretamente em um avanço positivo para a medicina mundial. 

Alguns anos depois em 1940, foi descoberto pelos cientistas Landsteiner e Wiener o fator Rh, um sistema que complementa os grupos sanguíneos, obtido a partir de estudos do sangue do macaco Rhesus, ele indica se o sangue é positivo ou negativo.

O se cuida, bem! mostrou na sua matéria anterior a importância que têm a doação de sangue, então de antemão já vimos que a tipagem sanguínea por sua vez também sua importância, através dela podemos avaliar a compatibilidade entre os sangues no ato da doação, amenizando possíveis reações à transfusão, o que trazia muitos ricos antes de termos conhecimento das diferenças sanguíneas.

Como é caracterizado o sistema ABO?

Uma amostra de sangue do paciente é analisada no laboratório através de testes de compatibilidade em lâminas de sangue com reagentes. Anticorpos anti-A e anti-B são utilizados e determinam a presença ou ausência de antígenos A e B em nosso sangue. Assim, podemos descobrir se o paciente é tipo A, AB, B ou O.

Vamos tentar simplificar através de um exemplo, digamos que você está sendo testado para uma tipagem sanguínea, analisando os resultados temos as seguintes possibilidades: 

Se seu teste  for positivo apenas para aglutinina anti-B, o seu sangue é do tipo A.

Se seu teste for positivo apenas para aglutinina anti-A,  o seu sangue é do tipo B. 

Se seu teste for positivo para ambas aglutininas (anti-A e anti-B), o seu sangue é do tipo O.

Se seu teste for negativo para ambas aglutininas (anti-A e anti-B), o seu sangue é do tipo AB.

Como é caracterizado o sistema Rh?

Ainda nos estudos de descoberta, ao injetar sangue do macaco Rhesus em coelhos, observou-se a produção de um tipo de anticorpos que tentavam combater as as hemácias que eram estranhas no organismo dos coelhos naquele momento, anticorpos aglutinam as hemácias do macaco ficando conhecidas como anticorpos do tipo anti-Rh. No organismo humano, dependendo do tipo sanguíneo ABO, pode ocorrer a presença ou ausência do fator Rh, isso significa que ao realizar a tipagem sanguínea, você terá o teste analisado com um dos seguintes resultados: 

Se as suas hemácias aglutinaram na presença do Anti-Rh, significa que o seu fator Rh é positivo (Rh+).

Se as suas hemácias não aglutinaram na presença do Anti-Rh, significa que o seu fator Rh é negativo (Rh-).

 Por mais que seja uma descoberta antiga, atualmente muita gente ainda desconhece do que se trata esse assunto, e por isso não faz ideia de qual seja seu grupo sanguíneo. A importância está contida na facilidade que o conhecimento trás no caso de precisão e doação sanguínea. E como sempre aprendemos algo lendo o PET GAPE, hoje o se cuida, bem! vai te mostrar dicas de conhecimento sobre a tipagem sanguínea, clica no material e não perde essa!

#PraCegoVer: As imagens descrevem alguns conhecimentos sobre a tipagem sanguínea, como doenças que necessitam de transfusão de sangue, quem doa pra quem, quem recebe de quem. 

#PETGAPE #OPetNaoPara #PETUFPEL #EducaçãoEmSaude #EducaçãoPopular #SeCuidaBEM

Redação: Graziele dos Santos Bergmann – gapeclpd@gmail.com

Deixe um comentário